Aplicativos de transporte de passageiros não afetam estacionamentos da Estapar, aponta estudo internacional

A consultoria norte-americana Parking Advisors, uma das maiores especialistas mundiais no setor de estacionamento e mobilidade urbana, finalizou um estudo sobre o impacto de novos serviços de mobilidade urbana sobre as operações da Estapar.

O estudo avaliou 343 estacionamentos dos mais variados segmentos, utilizando o conceito “mesmas lojas”, em 11 estados brasileiros.

Apesar do crescimento significativo dos aplicativos de transporte de passageiros no Brasil (um deles elevou de 1 milhão para 9 milhões de motoristas no período), a consultoria indica que os apps “tiveram mínimo impacto, se é que houve algum, na demanda dos estacionamentos analisados”.

“O resultado do trabalho profundo executado pela Parking Advisors contraria a crença de que os aplicativos de transporte provocam reflexos negativos no nosso setor como um todo. O principal driver que impulsiona o setor, na verdade, é o conjunto de gargalos de infraestrutura de transporte coletivo. Eles acabam sustentando o crescimento contínuo da frota de veículos leves e a quantidade de novas vagas de estacionamento não acompanham este crescimento na mesma velocidade”, afirma André Iasi, CEO da Estapar.

A pesquisa também compara os modelos de operações de estacionamentos no Brasil e nos Estados Unidos. A maioria das garagens norte-americanas usam tecnologias de prateleiras, desenvolvidas por terceiros, o que também ocorre com as empresas brasileiras de médio porte do setor. “Já a plataforma tecnológica padronizada e customizada da Estapar permite que opere de forma mais eficiente e antecipe tendências”, de acordo com a Parking Advisors.