BMW e EDP criam eletropostos para carros elétricos na Rodovia Presidente Dutra

Seis estações de recarga formam um corredor elétrico de 430 km na principal estrada do país

O BMW Group Brasil e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, inauguram o maior corredor para recarga de veículos elétricos da América Latina, localizado na Rodovia Presidente Dutra. O projeto liga São Paulo ao Rio de Janeiro e oferece acesso à infraestrutura necessária para o início da transformação do modelo de transporte no Brasil.

A iniciativa conta com o apoio da Rede Ipiranga e beneficia também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico. As estações de recarga vão permitir realizar uma viagem completa em veículo elétrico entre os municípios Paulista e Carioca, as duas cidades mais populosas do Brasil.

Foram investidos no projeto o total de R$ 1 milhão para a instalação de seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga, num trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas capitais. Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si.

O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga. O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

“O futuro da mobilidade premium é eletrificado, conectado, compartilhado e autônomo. Trazemos para o Brasil a realidade de tecnologia global em produtos e serviços para seguir na liderança do desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação específica para o segmento, que prevê a possibilidade de livre negociação de preços de recarga (sobre esse tema, confira mais informações no link: https://www.estapar.com.br/blog/aneel-aprova-servico-recarga-carros-elet...). No caso do corredor instalado pelo BMW Group Brasil e EDP, o uso será gratuito nos primeiros meses de funcionamento. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Foto: BMW Group Brasil