Juiz de Fora é a primeira colocada no Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes

 

No último dia 22, a cidade de Juiz de Fora (MG) foi eleita a primeira colocada no Brasil no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”, realizado pela Teleco (empresa de consultoria na área de telecomunicações). O prêmio identifica regiões com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, além de avaliar os 100 maiores municípios brasileiros.

Segundo o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, as parcerias de grandes empresas como a Estapar com a Área Azul Digital e o monitoramento das vagas por veículos com câmeras (Olho Vivo) contribuíram ainda mais para Juiz de Fora vencer esse ranking. Em 2016, o município já ganhou o prêmio TOP Abrapark como melhor estacionamento em vias públicas do Brasil. O sistema traz ao cidadão o que há de mais moderno no mundo nesse tipo de operação, ao lado de capitais como Nova York, Paris e Londres. Além disso, a cidade foi a primeira a implantar a Área Azul, que traz uma série de benefícios para a mobilidade, já que organiza melhor o espaço público, garante a rotatividade e contribui para a melhoria do tráfego. Confira abaixo, informações sobre alguns dos quesitos que fizeram com que Juiz de Fora ganhasse o “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”:

Aplicativo Vaga Inteligente – A cidade conta com o aplicativo, desenvolvido pela Estapar, para melhorar as condições de mobilidade urbana na cidade. O sistema Vaga Inteligente (www.vagainteligente.com.br) chegou para facilitar ainda mais a vida do usuário mineiro. Com cadastro rápido e simples, a compra de créditos para utilização das vagas da Área Azul Digital de Juiz de Fora pode ser feita pelo aplicativo para smartphone. Além disso, o cidadão pode controlar o período de utilização do estacionamento em tempo real.

Monitoramento feito por veículos - O monitoramento das vagas é realizado com apoio de veículo que circula pelas ruas da cidade. Este veículo tem 6 câmeras cada um, GPS e leitor de placas. As placas dos automóveis são identificadas e as imagens registradas, enviadas para a Central de Monitoramento da Estapar e também para o sistema de trânsito do município.