Meio Ambiente: Energia solar pode ser a solução para a produção de energia limpa

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, na resolução XXVII, em 15 de dezembro de 1972, a data 5 de junho foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Deste então, no quinto dia do mês de junho todo o planeta volta a atenção para esta questão tão importante.

Questões ligadas ao ecossistema ainda geram muita preocupação aos ambientalistas, mas em 2018 podemos comemorar. Em 2017, a produção de energia solar atraiu um investimento 18% maior em relação a 2016, o equivalente a US$ 160,8 bilhões, de acordo com o relatório Tendências Globais no Investimento em Energias Renováveis 2018, publicado pela ONU Meio Ambiente em 5 de abril de 2018.

Segundo a Organização da Nações Unidas, o mundo instalou um recorde de 98 gigawatts (GW) de nova capacidade solar, um aporte mais alto que o das demais tecnologias. A produção de energia solar recebeu o equivalente a 57% do investimento total do ano para todas as energias renováveis (excluindo as grandes hidrelétricas que levaram 279,8 bilhões de dólares) e obteve mais investimentos para nova capacidade de geração que o carvão e o gás, com estimados 103 bilhões de dólares.

A Estapar, que administra uma média de 400 mil vagas em cerca de 1.000 estacionamentos no Brasil, ciente de sua responsabilidade social, implantou placas de energia solar no estacionamento próximo ao Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A unidade, que tem 25 mil m² e capacidade para abrigar 1.200 carros simultaneamente, recebeu 276 módulos fotovoltaicos, produzidos na Alemanha e na China. Com as novas placas de energia solar, o estacionamento conseguirá evitar a emissão de mais de 135 mil quilos de dióxido de carbono por 15 anos, o equivalente à plantação de 1.287 árvores.

O sistema, desenvolvido pela Axis Renováveis, irá gerar 115.769 kWh/ano, o que equivale a 85% do consumo de energia da unidade. Com o projeto, o estacionamento terá uma economia de 80% na conta de energia elétrica.

Outra iniciativa da Estapar é a disponibilização de carregador para carros elétricos. O estacionamento do Aeroporto de Recife (PE), desde 2016, já conta com essa tecnologia. Quando estacionam, os clientes podem carregar gratuitamente os seus veículos.